LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados


Prezado Cliente, Quando você compra na OCONLINE você nos confia seus dados pessoais. É pensando na manutenção desta confiança que criamos nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais: nela é possível entender as nossas práticas sobre o tratamento dos seus dados. A OCONLINE entende que é fundamental explicar de modo transparente nossos processos de tratamento de dados, bem como esclarecer seus direitos como titular destes dados. Esta política se aplica à todas as pessoas que interagem com nossos serviços de Comércio Eletrônico na plataforma web e no aplicativo móvel. Lembrando que alguns dados são necessários para a prestação de nossos serviços. Desta forma, caso você não os queira fornecer, poderá optar por não utilizar nossa plataforma/aplicativo. Alguns outros dados não terão o caráter obrigatório, mas a ausência de seu consentimento poderá comprometer a prestação dos nossos serviços a você, como é o caso de recursos terem sua formatação e funcionalidades limitadas em nossa plataforma/aplicativo. O OCONLINE INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS é o controlador dos dados pessoais tratados em nossa plataforma/aplicativo.

COMO COLETAMOS SEUS DADOS

Nós coletamos seus dados a partir das seguintes fontes:

  • Plataforma E-Commerce OCONLINE: através de seu cadastro na plataforma, coletamos informações como: nome, CPF, RG, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço, CEP. A totalidade dos dados coletados e seu uso estão descritos na seção Dados que coletamos;

  • Aplicativo E-Commerce OCONLINE: oferecido nas lojas de terceiros como o Google Play e Apple Store, nele também coletamos as informações referentes ao cadastro conforme mencionado no item acima;

  • Canais de Atendimento: poderemos coletar dados por meio dos canais de atendimento OCONLINE.

  • Blog OCONLINE

  • Através de plataformas de terceiros, como, Facebook, Instagram, Google. Estas plataformas possuem suas próprias políticas de privacidade e os dados que coletamos são aqueles cadastrados e autorizados naquela plataforma, posteriormente compartilhados com o KaBuM!. Dentro de nossa empresa esses dados são cuidados da mesma forma como os dados coletados diretamente por nós. Em relação ao tratamento de dados feitos pelas plataformas de terceiros, recomendamos que sejam lidas as políticas de privacidade das respectivas plataformas.


DADOS QUE COLETAMOS

Durante sua interação com a nossa plataforma e aplicativo, coletamos dados pessoais para poder prestar serviços a você e melhorar sua interação com o nosso e-commerce. Para que possamos vender nossos produtos e serviços, alguns dados pessoais são utilizados para cumprimento legal ou regulatória, promoção do nosso negócio através do legítimo interesse, prevenção contra ações ilícitas e fraudes e campanhas de Marketing, estas com base em seu consentimento. Abaixo é possível ver os dados coletados e o propósito do tratamento:

DADOS

FINALIDADE

Cadastrais

Nome;
e-mail;
sexo;
número de CPF;
número de RG;
data de nascimento;
número de telefone e endereço

São dados coletados para realização de cadastro ou para alteração de cadastro na plataforma e aplicativo;Estes são utilizados para iniciar a prestação dos nossos serviços e viabilizar a compra e venda de produtos; Campanhas de Marketing; Procedimentos relacionados à emissão de nota fiscal; Atendimento de requisitos regulatórios; Armazenamento de registros de acesso à plataforma em conformidade com o Marco Civil da Internet; Prevenção à fraude na plataforma;

Financeiros

Dados bancários para processamento de pagamentos, informações do cartão de crédito (nome do titular, número do cartão, data de validade, código verificador, etc.)

Procedimentos relacionados ao pagamento de produtos serviços vendidos na plataforma e aplicativo daaa OCONLINE.

Dados Computacionais e de navegação

Podemos coletar endereço IP utilizado na conexão, tipo de conexão à internet, localização geográfica, data e hora de acesso, tipo de dispositivo, identificação de navegador, tempo de uso no e-commerce, informações estatísticas sobre as suas interações, cliques na plataforma, produtos e páginas visualizadas, inclusive através de tecnologias como cookies, pixels, tags e tecnologias similares, rastreadores de terceiros. Podemos ainda coletar modelos de hardware, sistemas operacionais e versões, software, idiomas preferidos, identificadores exclusivos de aparelhos, identificadores de publicidade, localização aproximada do dispositivo por meio do endereço IP.

Melhoria da plataforma, como, performance e conteúdo de preferência dos clientes; Armazenamento de registro de acesso; atendimento ao Marco Civil da Internet para possível investigação; prevenção à fraude e outros atos ilícitos à plataforma e-commerce e aplicativo;

Outros dados pessoais

Podemos coletar informações de plataformas de terceiros, como Facebook, Instagram e Google, no momento que você acessa o e-commerce OCONLINE por meio destas plataformas. Atualmente as informações coletadas são: nome, login (e-mail), idioma preferido e foto do perfil, desde que você permita isso nestas plataformas. Também coletamos dados de fontes publicamente disponíveis.

Identificação dos nossos clientes; oferecer serviços aprimorados e facilitados aos clientes;

Atendimento

Coletamos informações que os clientes enviam quando entram em contato com o atendimento, quando fazem reclamações, avaliações ou elogios, ou entram em contato com a OCONLINE de outra forma, podendo inclusive gravar e ouvir as ligações, Isso pode incluir comentários, fotos ou outros registros, inclusive de terceiros coletados pelos próprios clientes.

Atendimento à requisito regulatório e para proteção da OCONLINE em alguma disputa judicial e análise interna caso haja necessidade, incluindo compartilhamento com seguradoras e empresas de transporte


De uma forma geral, utilizaremos seus dados para melhorar a segurança dos nossos clientes e serviços, principalmente para: prevenção à fraude; prestar suporte ao clientes; para enviar comunicações (sobre mudanças em nossos termos, políticas ou serviços, por exemplo), bem como para comunicações de marketing (para divulgar nossos serviços, promoções, sorteios, notícias, eventos e também para divulgar produtos e serviços de nossos parceiros, por exemplo); para utilizá-los em procedimentos jurídicos; para fornecer serviços e recursos; oferecer, processar ou facilitar pagamentos de nossos produtos, bem como oferecer garantia estendida e serviços de instalação.

DECISÕES AUTOMATIZADAS

Utilizamos recursos tecnológicos que realizam decisões automatizadas para aumentar a qualidade e proteção dos nossos serviços, como, prevenção do ambiente tecnológico contra ações danosas, gerenciamento de riscos de crédito, combate à fraude a OCONLINE e aos nossos clientes.

DADOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A plataforma E-Commerce OCONLINE e Aplicativo são destinados à qualquer pessoa que gosta de tecnologia, contudo o cadastro e a compra são condicionados às exigências legais. Caso seja menor de 18 anos, seu cadastro e compra deverão ser aprovados pelo representante legal. Ao se cadastrar, o cliente da plataforma deve informar sua idade real para que cadastros sejam criados com informações verdadeiras. Se tivermos conhecimento de cadastro realizado por criança ou adolescentes de forma indevida, tomaremos as medidas necessárias para eliminação dos dados pessoais, incluindo, mas não se limitando à retirada da conta da plataforma/aplicativo.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Para que possamos prestar nossos serviços com qualidade e atender a legislação vigente, precisamos compartilhar alguns dados pessoais. Compartilhamos seus dados quando aplicável com:

  • Instituições financeiras, administradoras de cartão de crédito e de pagamentos;

  • Empresas de prevenção à fraude;

  • Lojistas que utilizam a nossa plataforma de Marketplace;

  • Empresas de transportes;

  • Instituições Governamentais/autoridades policiais e judiciárias, para atendimento de legislação vigente; atendimento às demandas judiciais/administrativas e controle fiscal;

  • Parceiros de marketing ou comerciais;

  • Empresas de serviço de garantia estendida;

  • Empresas de serviço de instalação e/ou assistência técnica;

  • Com as empresas do mesmo grupo econômico.

  • Provedores de armazenamento;

  • Consultores, advogados, contadores e outros prestadores de serviços;

  • Mediante consentimento, de maneiras diferentes das listadas nesta política.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

A OCONLINE investe continuamente e dispõe de medidas técnicas e administrativas de segurança para proteger seus dados, alinhadas as melhores práticas de segurança da informação. A OCONLINE preza pela Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade das informações e dos dados pessoais dos clientes, colaboradores e parceiros de negócios. Há a busca contínua de métodos de proteção contra ações danosas que visam utilizar, acessar, alterar e/ou destruir dados indevidamente, dentre elas, citamos:

  • Controle de acesso físico aos ambientes corporativos;

  • Acesso aos dados somente por profissionais que exercem funções necessárias para atendimento das finalidades específicas;

  • Monitoramento contínuo dos sistemas de informações, de modo a prevenir, detectar e bloquear ações danosas;

  • Armazenamento e transferência de dados utilizando métodos seguros.

SOBRE A RETENÇÃO E ELIMINAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

De acordo com a legislação vigente, A OCONLINE faz uso dados por tempo necessário para atender as finalidades para as quais foram coletados, para cumprir com os requerimentos legais aplicáveis, para atendimento do legítimo interesse da OCONLINE, bem como para atendimento dos interesses dos titulares dos dados. A pedido do titular de dados, eliminaremos todos aqueles dados pessoais que forem permitidos pela legislação vigente, como, sua subscrição às campanhas e notificações de Marketing, eliminação de contas e demais dados pessoais. Apenas manteremos dados pessoais para cumprimento legal ou regulatórios, cumprimento de exigências fiscais, seguros, auditorias, contábeis e/ou para proteção da OCONLINE, como, prevenção a fraudes e subsídio para eventuais demandas judiciais/administrativas.

SEUS DIREITOS

A OCONLINE visa atender todos os direitos de nossos clientes, conforme definido na Lei, no que tange tratamento de dados pessoais:

  • Confirmar a existência de seus dados;

  • Acessar os dados;

  • Obter informação adicional sobre o uso e compartilhamento de dados;

  • Corrigir os dados;

  • Solicitar a portabilidade dos dados;

  • Revogar o consentimento de algum tratamento de dados;

  • Solicitar a eliminação de dados pessoais, quando possível, conforme previsto nessa política.

POLÍTICA DE COOKIES

O QUE SÃO COOKIES?


Os cookies são pequenos arquivos enviados pelos sites durante a navegação. Eles ficam armazenados nos dispositivos de computadores e dispositivos móveis, que permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos nossos clientes, deixando as plataformas da OCONLINE personalizadas de acordo com as suas preferências.

A inserção de cookies auxilia no reconhecimento do dispositivo para a próxima visita, guardando apenas informações genéricas como a forma e/ou local de acesso e o modo como o cliente utiliza nossas plataformas (e-commerce, hotsites etc).

Nós utilizamos Cookies primários, os quais são adicionados diretamente nos dispositivos pelas nossas plataformas, bem como Cookies de terceiros, que por sua vez, são adicionados por empresas terceiras de nossa confiança através das nossas plataformas.

Os cookies possuem tempo de vida, sendo os temporários expiram logo após o fechamento do navegador e os persistentes permanecem no seu dispositivo por tempo determinado ou até que seja feita a exclusão manual.

Tipos de Cookies que utilizamos

Cookies necessários:


Como o próprio nome diz, são os necessários para o funcionamento das nossas plataformas. Portanto, os clientes que desabilitarem os cookies em seus navegadores poderão não ter a melhor experiência durante a navegação, incluindo o comprometimento de funcionalidades essenciais.

Cookies de desempenho/performance:

Este tipo de cookie coleta informações anônimas sobre as páginas acessadas, possibilitando validar, por exemplo, se houve erros, quanto tempo o usuário permaneceu na página, como o usuário interage entre as páginas e como chegou até a página.

Cookies de funcionalidade:

Eles memorizam as preferências e escolhas dos clientes, evitando a necessidade de configuração e/ou preenchimento das informações novamente, toda vez que há o acesso às nossas plataformas.

Cookies de publicidade/propaganda:

Eles direcionam anúncios com base nos interesses do cliente, auxiliando na busca, por exemplo, de produtos. Estes anúncios podem ser exibidos em forma de banner. Quando este tipo de cookie não estiver habilitado, as publicidades continuarão a ser exibidas, porém não propriamente direcionadas aos interesses do usuário.

Como você pode gerenciar os cookies em seu navegador?

É possível bloquear tipos específicos de cookies por meio das configurações do navegador utilizado. A grande maioria dos navegadores aceita cookies automaticamente, portanto cabe ao usuário personalizar o seu próprio navegador. Para mais detalhes sobre como apagar ou rejeitar cookies, há tutoriais que tratam do assunto:


Preferências de Cookies


ATUALIZAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Quando mudarmos a forma de tratamento de dados pessoais esta Política será atualizada, por esse motivo recomendamos que acesse esta política com frequência e em caso de dúvidas, procure-nos em nossa central de Atendimento.

Dúvidas, comentários e reclamações sobre as práticas de tratamento de dados da OCONLINE podem ser enviados contato@oconline.com.br.

Última alteração: agosto de 2022.

Plataforma

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